11 Semanas

Você está chegando perto do fim do primeiro trimestre. Quando as próximas semanas passarem, a maior parte do desenvolvimento mais crucial do bebê já terá acontecido, e o risco de aborto espontâneo diminuirá consideravelmente.

Do alto da cabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático.

Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

Talvez seu médico sugira que você faça o exame de translucência nucal, por ultra-som, para detectar sinais de problemas genéticos. Esse exame é feito entre a 11a. e a 14a. semana de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultra-som.
Pode ser que apareça na sua barriga uma linha vertical escura. Seu útero já está acima dos ossos da pelve e o médico já consegue senti-lo num exame externo.

Essa bendita Anêmia!!


Olá Chicas e Chicos... ¿Cómo estás?
São tanto los hermanos por aqui, que aprendemos a falar espanhol só no ouvir.... hehehehehe...
Bom, por aqui estamos bem! Graças a Deus!!!
Estou de 10 semanas e 6 dias, amanhã completo 11 semanas...
Hoje fui pra mais uma consulta com a minha Go, levei os exames de sangue e os ultras, e ela disse que esta tudo certinho, só a bendita da anemia que sempre aparece... Mas já estou tomando Cobiron Fólico... E VAMOS VER SE ELA DESAPARESSE!!
Aff...
A GO me passou outra US, pra semana que vem, onde estarei completando 12 semanas, pra fazer aquele exame de transluçência nucal... Amei ela ter passado né...
Poder ver meu bebe de novo... Tô com uma saudade!!!
Já deve estar maior!!!
As nauseas já estão diminuindo, mas tem dia que elas aparecem fortinhas só pra me lembrar que elas não foram embora...
Pelo menos não vomitei né... Tenho um pavor em vomitar... Ui!
Não comprei nada ainda... Mas só babo as coisas que eu vejo!!!
Estou esperando saber o sexo pra começar a comprar...
Mas me disseram que agente ganha muita coisa, então é bom esperar um pouco!!!
Bom, mas que dá vontade de comprar o que vê pela frente, dá...
Por enquanto é isso!!!
Xerinho no coração de todos...
Até mais novidades!!!
Fiquem com Deus!!!

10 semanas.

O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas.
Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem.

Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana.

Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.
Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto -- uma grávida comparou o som ao galope de um cavalo.

Que susto!!!!

Oi gente...
Como vcs estão???
Estamos bem graças a Deus!!!
Esse final de semana que passou levei um sustão... vcs nem imaginam...
No sabado eu fui tomar banho, e quando olhei a calcinha, tinha uma tremenda borra de café, ai eu não pensei duas vezes, fui voando pro hospital!
Falei com a médica, ela disse que o colo tava fechado, me passou o rémedio Utrogestan, que se por acaso fosse ameaça de aborto, já segurava... e como era sábado, e o setor de US estava fechado, tinha que esperar até na segunda!
Ai já viu né... o final de semana todo chorando, e só vinha imagens da outra vez que perdir o bebe... Ai que horror...
Na segundo, acordei bem cedinho e fui pra fazer o US...
Mas graças a Deus, estava ele(a) lá, firme e forte! Com o coração a 165 bpm...
Medindo 2 cm... E a placenta trabalhando direitinho!
A médica disse que pode ter cido do próprio útero!
Mas, tenho que tomar o rémedio até as 12 semanas...

Olha ai meu bebe firme e forte, graças a Deus!!!
Estou muito feliz...
E não vejo a hora de saber o sexo, pra poder me diirgir com o seu própio nome...
Eu, ando muito presa meninas, meu reloginho do intestino está quase parado! Aff que horror...
Não aguento mais... Só socando a comida pra dentro... aiaiaiaiai...
Mas, vou falar pra minha Go, pra ver se ela me ajuda!
To tomando iorgut com lactobacilos, comendo ameixa seca, e nada!!!
Mas vamo que vamo!!!
Beijinhos no coração de todas...
Fiquem com Deus...
Até mais!!

9° semanas


No final da semana, seu feto terá cerca de 2,3 centímetros de comprimento e apenas 2 gramas de peso.
Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.

Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultra-som, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios.

Logo você terá de tomar decisões, junto com seu médico, sobre exames pré-natais específicos. Se você tem mais de 35 anos ou um histórico de doenças genéticas na família, talvez possa pensar na possibilidade de fazer uma biópsia de vilo corial, um exame normalmente realizado entre a 10a. e a 12a. semana para detectar anormalidades e doenças genéticas, pela análise de uma amostra de células tiradas da placenta.

Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, você pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo.

8° semanas


Parabéns -- seu embrião foi promovido a feto. Seu útero está crescendo para acomodar o novo hóspede, que agora mede em torno de 1,6 centímetro.Várias mudanças acontecem esta semana - a cauda embrionária desaparece e todos os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. As mãos já se flexionam no punho, e os pés começam a perder a aparência de pé-de-pato. As pálpebras começam a cobrir os olhos.

Sua silhueta também está mudando com a gravidez. É possível que seus seios tenham aumentado tanto que já seja necessário um sutiã novo, com mais sustentação.

Sua cintura pode já estar alargando, e você vai ter que arquivar a calça jeans favorita até o ano que vem. Se você beber bastante água -- pelo menos oito copos por dia --, vai ingerir flúor suficiente para que o cálcio e o fósforo se fixem adequadamente nos dentes e nos ossos do bebê.

7° semanas


O embrião, que agora tem 1,25 centímetro de comprimento -- mais ou menos o tamanho de uma uva --, desenvolveu os dedos da mão e do pé, ainda ligados entre si por uma leve membrana. É um feijãozinho que se mexe o tempo todo e que pula para lá e para cá.O fígado produz grandes quantidades de glóbulos vermelhos do sangue, até que a medula óssea se forme e assuma essa função.

A oitava semana marca o início de um estágio de desenvolvimento bastante movimentado. De agora até a 20a. semana, seu bebê vai crescer rápido, e as partes do corpo que se formaram nas primeiras semanas (como o coração e o cérebro) vão ficar mais especializadas e complexas.

Agora, os dentes e o palato estão se formando, e as orelhas continuam se desenvolvendo. A pele do feto é finíssima, e dá para ver claramente as veias.

Você está em pleno primeiro trimestre, a fase em que muitas mulheres reclamam das dores e dos incômodos comuns da gravidez. Talvez esteja quase impossível manter alguma coisa no estômago, graças aos enjôos, causados em parte pelos hormônios da gravidez que circulam pelo seu corpo.

É provável que você esteja precisando fazer xixi com muito mais freqüência que o normal -- seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, e os hormônios estão afetando o equilíbrio dos líquidos do corpo. Tudo isso costuma ir melhorando conforme a gestação avança.

6° semanas


O embrião está do tamanho de um grão de lentilha esta semana. Se você conseguisse enxergar dentro da sua barriga, veria que o feto tem uma cabeça desproporcionalmente grande em relação ao corpo. Os traços faciais do embrião estão se formando, e há manchas escuras no lugar dos olhos, aberturas onde ficarão as narinas e pequenas saliências marcando as orelhas.

Os brotos do que no futuro serão os braços e pernas estão ainda mais evidentes. As mãos e os pés do embrião são achatados. Entre outras novidades estão o crescimento da hipófise e das fibras musculares.

Ainda não dá para ouvir, mas o coração (que está dividido nas câmaras direita e esquerda) está batendo ao ritmo de 150 batimentos por minuto - o dobro do seu ritmo cardíaco

5 semanas


Pode ser que você ainda não pareça nem um pouco grávida, mas o coração do seu embrião já começou a bater e a bombear sangue.
O coração está se dividindo em câmaras e logo assumirá um ritmo mais regular. O embrião em si tem cerca de meio centímetro de comprimento e parece mais um girino que um bebê. Ele passará por um estirão esta semana.

Os órgãos principais, como os rins e o fígado, começam a crescer. O tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, vai se fechar esta semana. Começam a brotar os membros superiores e inferiores do embrião, botõezinhos que darão origem aos braços e às pernas do bebê. Os intestinos estão se desenvolvendo e o apêndice está no lugar.

Abaixo da abertura que mais tarde será a boca do seu bebê, há pequenas dobras onde o pescoço e a arcada inferior vão se desenvolver. Os traços faciais já começam a se desenvolver esta semana. As narinas se diferenciam e a primeira versão da retina, nos olhos, está em formação.

Feliz Ano Novo!

Oi gente...

Feliz Ano Novo!!!

Que esse ano seja um ano de realizações e prosperidade, muita paz e amor, saúde e alegria!

Minhas festas foram calmas, tirando a correria do trabalho... Passei em casa, pois ando indisposta, o meu bebê anda me consumindo!

Mas, dia 29 fui fazer minha transvaginal, e vi meu baby...

Ai que emocionante!!

Escutar o seu coraçãozinho batendo tão rápido firme e forte!

Não tem palavras para expressar tudo!

Ele(a) estava com 8,5 mm (grande para a semana em que eu estava) e o coraçãozinho batendo a 157 bpm...

O médico disse que tudo estava indo bem, o bebê se instalou em lugar seguro...

Tudo estava bem! Graças a Deus!

Não vejo a hora de ver de novo o meu baby...

Bom, minhas naúseas andam ainda bem presentes...

A falta de apetite tbm...

Ah, ganhei o bercinho com o colchão... A prima do meu esposo, a Gisele, veio passar as festas de fim de ano aqui em Florianópolis, e nos presenteou...

Ai, fiquei tão feliz... Só não peguei ainda...

Mas é meu e está garantido!!! Iuupppiiii...

Bom, por enquanto é isso...

tenho que fazer os exames de sangue que a médica passou, estou tomando meclin, para os enjoos e naúseas...

E a próxima consulta Pré-natal é dia 26 de Janeiro...

Fiquem todos com a Graça de Deus...

Bjinhos férteis!!!